.:Perfil:.

Tamanho original
Thiago Vagner: Estudante, 20 anos, aspirante a jornalista que procura sempre ler sobre tudo que acha interessante.
Tamanho original
Pollyanna Ferreira: Estudante de Artes Plásticas na UFPE, 18 anos... tem sempre alguma piadinha na ponta da língua.

.:Nossa comunidade:.

Comunidade Orkut - Digito-Grafia

.:Arquivos:.


.:Posts anteriores:.

O que é uma cabaça?
Sede...
Enquanto isso aqui em Recife/Olinda/Jaboatão/Caruaru
No somos invisibles porque no votamos...
Pequim deixará lembranças
Brasil em Pequim: Frustração ou esperanças exagera...
Cielo mais rápido do mundo
Ouro pode sair hoje
Cielo: esperança de um medalha diferente do bronze
Uma prova para marcar na história

.:Blogs de amigos:.

TemPraQuemQuer







.:Links interessantes:.
Photobucket

Contra a corrupção

.:Olimpíadas Pequim 2008:. http://olimpadaspequim2008.blogspot.com/

.:Linke-nos:.




.:Visitas:.

visitas



domingo, 14 de outubro de 2007



Mais uma vez, horário de verão...

Todo ano é a mesma coisa, adianta dalí, adianta de lá...mas, pra quê esse transtorno todo?Qum inventou isso?


Início de tudo...


Estabelecido no Brasil por decreto desde 1931, o surgimento do horário de verão é inglês, no ano de 1907.Foi lá que um construtor londrino, membro da Sociedade Astronômica Real, chamado William Willett (1865-1915) deu início a uma campanha para diminuir o consumo de luz artificial ao mesmo tempo que estimulava o lazer dos britânicos.Do mesmo que tá hoje...

Num panfleto de 1907 intitulado "Waste of Daylight" (Desperdício de Luz Diurna[?]) Willett propôs avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los a mesma quantidade nos domingos de setembro.As polêmicas surgiram ali mesmo. Especialmente entre os fazendeiros, que têm que acordar com o Sol não importa que horas marquem os relógios. Willett não viveu o suficiente para ver sua idéia colocada em prática. O primeiro pais a adotar o horário de verão, por incrível que pareça, acabou sendo a Alemanha, em 1916, seguido pela Inglaterra.

No meio da Primeira Guerra Mundial a economia de energia foi considerada um importante esforço de guerra, diminuindo o consumo de carvão, principal fonte de energia da época. A medida foi seguida por outros países europeus.Os Estados Unidos o adotaram em 1918 junto com seu sistema de fusos horários. Foi difícil, mas os americanos acabaram se acostumando. Hoje eles sabem as datas de começo e término com anos de antecedência, enquanto nós...


E como é que isso funciona?

Atualmente, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. Contudo, embora as datas de início e término estejam relacionadas a uma estação do ano, elas não são definidas por critérios astronômicos.
Ohorário de verão é um recurso adotado tanto por paises do hemisfério Norte(de março a outubro) quanto do Hemisfério Sul (outubro a março). No Brasil, os relógios são adiantados em 1 hora, mas isso pode variar de acordo com o país.

Grande parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali, o inverno costuma ser rigoroso com o Sol se pondo bem cedo e levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum se ter claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.


E o Brasil?Nos países cortados pela linha do equador e nos situados entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, a incidência da luz solar é mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão.

Nos Estados da região Nordeste e, principalmente, da região Norte, a variação de luz solar anual é insignificante – o que não justifica a adoção do horário de verão nem mesmo para melhorar a segurança do sistema.

Resumindo, mais uma vez, o horário de verão presta pra absolutamente nada, a não ser para atrapalhar...

postado por PollyQueiroz às 14:10 | Clique aqui para comentar : 3 pessoas comentaram.


quinta-feira, 11 de outubro de 2007



Renan se afasta e CPMF se aproxima

Isso mesmo leitor, depois de uma pressão enorme o senador Renan Calheiros pediu o afastamento do Senado, de acordo com ele para ter tempo para se defender das acusações, o afastamento será de 45 dias.
O blogueiro não esta surpreso com o afastamento de Renan, também não vou perder meu tempo falando sobre os mil e um processos contra o senador.... faço uma pergunta, que perguntar não ofende nem tira pedaço:

A CPMF será discutida agora senadores? Ela será aprovada ou vetada? Com a saída de Renan, a oposição vai votar a favor? São perguntas que não querem calar na cabeça do blogueiro......

postado por Thiago às 19:31 | Clique aqui para comentar : 1 pessoas comentaram.


segunda-feira, 1 de outubro de 2007



VI Bienal do Livro começa nessa semana

A partir do dia 5 deste mês começará a VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o terceiro maior evento literário do Brasil, atrás apenas da Bienal de São Paulo e da Bienal do Rio de Janeiro,como sempre, o evento acontecerá no Centro de Convenções com palestras e oficinas no auditório Clarice Lispector.
Esse ano a Bienal conta com uma novidade, que são as oficinas gastro-literárias, um espaço reservado para unir literatura e gastronomia.
Na parte de cinema o evento continuará tendo amostras de cinema da região, todos acontecendo no espaço Cine Letras.
Por fim, o evento continuará com seu principal objetivo, que é a venda de livros nos seus stands espalhados ao longo do Centro de Convenções durante todo o dia a partir das 10 horas até às 22 horas.

O evento,como sempre, contará com a participação de grande figuras da literatura pernambucana como Ariano Suassuna, Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero, além de outras figuras importantes da cultura pernambucana.

Segue abaixo o site oficial que contem a programação do evento:
http://www.bienalpernambuco.com/

O blogueiro recomenda a Bienal do Livro e aguardem mais matérias ao longo da semana que vem, apenas lamento que até agora nenhum veículo de informação tenha divulgado uma nota sobre o evento.

postado por Thiago às 21:26 | Clique aqui para comentar : 1 pessoas comentaram.