.:Perfil:.

Tamanho original
Thiago Vagner: Estudante, 20 anos, aspirante a jornalista que procura sempre ler sobre tudo que acha interessante.
Tamanho original
Pollyanna Ferreira: Estudante de Artes Plásticas na UFPE, 18 anos... tem sempre alguma piadinha na ponta da língua.

.:Nossa comunidade:.

Comunidade Orkut - Digito-Grafia

.:Arquivos:.

.:Posts anteriores:.

Renan se afasta e CPMF se aproxima
VI Bienal do Livro começa nessa semana
Brasil: país do futebol(feminino)
Últimas fotos da mostra Estética da Periferia: Diá...
Mais fotos da mostra Estética da Periferia: Diálog...
Estética e periferia
Crazy Winehouse
Jacaré encontrado e amostra de curtas alemães
Eis a equipe do digitografia!!!!!
Sport 3x1 Paraná, que venha o clássico

.:Blogs de amigos:.

TemPraQuemQuer







.:Links interessantes:.
Photobucket

Contra a corrupção

.:Olimpíadas Pequim 2008:. http://olimpadaspequim2008.blogspot.com/

.:Linke-nos:.




.:Visitas:.

visitas



domingo, 14 de outubro de 2007



Mais uma vez, horário de verão...

Todo ano é a mesma coisa, adianta dalí, adianta de lá...mas, pra quê esse transtorno todo?Qum inventou isso?


Início de tudo...


Estabelecido no Brasil por decreto desde 1931, o surgimento do horário de verão é inglês, no ano de 1907.Foi lá que um construtor londrino, membro da Sociedade Astronômica Real, chamado William Willett (1865-1915) deu início a uma campanha para diminuir o consumo de luz artificial ao mesmo tempo que estimulava o lazer dos britânicos.Do mesmo que tá hoje...

Num panfleto de 1907 intitulado "Waste of Daylight" (Desperdício de Luz Diurna[?]) Willett propôs avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los a mesma quantidade nos domingos de setembro.As polêmicas surgiram ali mesmo. Especialmente entre os fazendeiros, que têm que acordar com o Sol não importa que horas marquem os relógios. Willett não viveu o suficiente para ver sua idéia colocada em prática. O primeiro pais a adotar o horário de verão, por incrível que pareça, acabou sendo a Alemanha, em 1916, seguido pela Inglaterra.

No meio da Primeira Guerra Mundial a economia de energia foi considerada um importante esforço de guerra, diminuindo o consumo de carvão, principal fonte de energia da época. A medida foi seguida por outros países europeus.Os Estados Unidos o adotaram em 1918 junto com seu sistema de fusos horários. Foi difícil, mas os americanos acabaram se acostumando. Hoje eles sabem as datas de começo e término com anos de antecedência, enquanto nós...


E como é que isso funciona?

Atualmente, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. Contudo, embora as datas de início e término estejam relacionadas a uma estação do ano, elas não são definidas por critérios astronômicos.
Ohorário de verão é um recurso adotado tanto por paises do hemisfério Norte(de março a outubro) quanto do Hemisfério Sul (outubro a março). No Brasil, os relógios são adiantados em 1 hora, mas isso pode variar de acordo com o país.

Grande parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali, o inverno costuma ser rigoroso com o Sol se pondo bem cedo e levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum se ter claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.


E o Brasil?Nos países cortados pela linha do equador e nos situados entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, a incidência da luz solar é mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão.

Nos Estados da região Nordeste e, principalmente, da região Norte, a variação de luz solar anual é insignificante – o que não justifica a adoção do horário de verão nem mesmo para melhorar a segurança do sistema.

Resumindo, mais uma vez, o horário de verão presta pra absolutamente nada, a não ser para atrapalhar...

postado por PollyQueiroz às 14:10


3
Anonymous Anônimo

serve pra assistir aos programas da madrugada, agora em um horário "menos madrugada".

2 de novembro de 2007 às 23:47  
Anonymous Anônimo

olá!
muito obrigada pelas informações,me ajudou muito no trabalho da escola!
kisses

27 de outubro de 2009 às 14:52  
Anonymous Anônimo

Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.

20 de janeiro de 2010 às 11:42  

Postar um comentário

<< Voltar